A gagueira conhecida como disfluência acontece nas crianças quando o vocabulário está se expandindo rapidamente. Esse processo ocorre com frequência entre os 2 aos 5 anos de idade. Nesta fase o fluxo do pensamento é mais rápido do que a capacidade de articular as palavras. Na maioria das vezes a gagueira costuma ser passageira e se resolve em no máximo 6 meses após seu início. Para ajudar seu filho nessa fase da vida, segue 8 dicas:
▪️Converse lentamente
▪️Fale com sentenças curtas e claras
▪️Mantenha contato olho no olho e evite parecer apressado
▪️Não corrija, nem diga coisas do tipo: “tenha calma” ou “fale devagar”
▪️Não interrompa a criança quando ela fala
▪️Não peça que ela comece de novo
▪️Proceda com naturalidade sem dar atenção a gagueira
▪️Não rotule a criança de gaga
Apesar da maioria dos casos ter uma boa evolução, a gagueira pode causar ansiedade e preocupação nos pais quanto a possibilidade da criança permanecer com o problema na vida adulta. A seguir apresento alguns sinais que quando presentes podem indicar um quadro mais grave:
▫️A criança apresenta ansiedade durante a fala manifestada com caretas, choro ou bater o pé no chão
▫️A gagueira ocorre em mais de 10% das frases
▫️A criança repete partes da palavra e não a palavra inteira
▫️Além da gagueira tem atraso na fala
▫️A gagueira acontece após 5 anos de idade
▫️Outras pessoas na família também são gagas
Caso seu filho apresente qualquer sinal de alarme ou se você está preocupada converse com seu pediatra sobre como fazer uma avaliação de fala e linguagem. Durante a consulta ele irá examinar a criança e avaliar todos os aspectos da linguagem. Essa procura quanto mais cedo melhor, já que com o tratamento adequado até 75% das crianças com gagueira patológica estarão completamente curadas com 12 anos de idade.