Criança pode viajar de avião?
Qual idade já pode andar de avião? A idade ideal para andar de aviação é a partir da 1ª semana de vida. Dentro do avião há menor taxa de oxigênio por isso pacientes com anemia, doenças cardíacas ou pulmonares devem consultar seu pediatra antes da viagem. Alguns prematuros que desenvolveram displasia broncopulmonar podem necessitar realizar um teste antes da viagem. Neste caso também é fundamental consultar seu pediatra.
O que posso fazer antes da viagem? Se seu filho tem mais de 2 anos, converse com ele sobre o processo de triagem de segurança antes de ir ao aeroporto. É interessante fazer uma refeição leve para evitar enjoo. Não é indicado tomar remédio fazer a criança dormir sem antes conversar com seu pediatra.
Qual roupa vestir? Escolha roupas que facilitem a troca de fraldas em um espaço pequeno e leve sacos plásticos para roupas sujas.
O que devo levar? Brinquedos, livros e lanche para brincar com seu filho durante o voo.
Onde a criança deve viajar? Idealmente, deve ser em assento próprio, pois se houver turbulência, a mãe pode não conseguir segurar o bebê em seus braços. Antes de comprar uma passagem para seu filho, pergunte se sua companhia aérea disponibiliza um assento vazio para seu filho.
Qual assento escolher? O ideal é o mais próximo da janela possível, pois durante o serviço de bordo, caso esteja próximo ao corredor bebidas quentes podem derramar e causar queimadura no bebê. Além disso o carrinho do serviço de bordo pode machucar os pés e mãos do bebê e itens do compartimento superior podem cair em caso de turbulência.
E se meu filho chorar? Apesar do planejamento e esforço, os bebês choram às vezes. Nesse ponto, uma das melhores maneiras de acalmar seu bebê pode ser mantendo a calma. E lembre-se de que muitas pessoas que estão olhando para você já passaram por isso e têm empatia.
Devido a mudança de pressão durante o voo, ocorre risco de lesão na membrana timpânica, chamamos isso de barotrauma. Para evitar, a depender da idade, seu filho pode mastigar chiclete. Se for bebê ofereça o seio materno ou chupeta durante a decolagem e pouso, desde que liberado pelo seu pediatra.