Criança com febre: pode ser o dente nascendo?

Criança com febre: pode ser o dente nascendo?

O nascimento dos dentinhos do bebê pode causar dor, irritabilidade e desconforto. Às vezes ele pode babar e ter um sono inquieto. Para aliviar pode-se utilizar mordedores gelados. Quando não resolver, o pediatra poderá passar algum remédio.

Os dentes começam a nascer por volta dos 8 meses. Nesse período há também maior risco do bebê ter infecção, por dois motivos:

1) Nessa idade a criança começa a engatinhar e logo depois a andar. Antes ela ficava no coloco e no berço, após conseguir esses marcos, ela passa a ter contato com o meio externo contaminado por vírus e bactérias;

2) Nessa época ocorre o período de transição alimentar e o bebê passa a ingerir menos leite materno devido a introdução de novos alimentos na dieta. O leite materno protege a criança de infecções, com menor consumo de leite, menor também será a proteção;

É por isso que justamente nesse período muitos pais falam: “meu filho antes era sadio, agora é uma doença atrás da outra” E a vovó complementa: “DEVE ser os dentinhos nascendo”. Porém, o mais correto seria: “PODE ser os dentinhos nascendo”.

É importante que os pais saibam que embora o nascimento dos dentes possa provocar febre, ela é baixa (sempre < 38°C) e quando a criança está com febre, antes de atribuir os dentes como o vilão, é fundamental que um bom exame pediátrico seja realizado para descartar doenças graves.

Ou seja, febre em criança não é os dentes até que se prove o contrário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *